Tire as dúvidas sobre o SISU


Sisu-destaqueO Sistema de Seleção Unificado foi criado com o novo Enem, em 2009. O Sisu é gerenciado pelo Ministério da Educação e disponibiliza vagas em instituições públicas de ensino superior para os candidatos que participaram do Enem. O aluno escolhe através do sistema o curso que gostaria de fazer e consegue ver a classificação parcial, pode, então, mudar a escolha até o último dia de seleção. O candidato pode escolher até duas opções entre as vagas ofertadas e deve ainda definir se concorre às vagas de ampla concorrência ou às vagas reservadas aos cotistas.

O site do Sisu tira dúvidas sobre o sistema 

O Sisu costuma abrir o processo seletivo em janeiro, quando os candidatos do Enem já receberam as notas do exame. O processo volta a ser aberto em junho para preencher as vagas do segundo semestre. A inscrição no Sistema Unificado utiliza o número de inscrição e a senha cadastrada no Enem

Para se candidatar, o estudante precisa ter feito o Enem do ano anterior e ter obtido nota maior que zero na redação. Além disso, algumas instituições estabelecem notas mínimas de acordo com o curso, o sistema avisa se a nota não for suficiente. E algumas universidades podem ainda definir peso específico em diferentes provas de acordo com o curso.

Como o Sisu permite que o estudante se candidate para qualquer universidade, a migração é significativa.

Os comentários estão fechados.